O ANÃO E A NINFETA DE DALTON TREVISAN SINTETIZADO.


    O conto O Anão e a Ninfeta do curitibano Dalton Trevisan é belo.
    O velho tirou do fundo da gaveta poupança do tempo de colheita farta ou vampiro é jovem para sempre?Não interressa.Interessa o anão andando pelas ruas,tomando cuidado para não ser pisoteado, doido por mulheres,soltando cheques sem fundos, emprestando os últimos trocos da mãe para pagar a primeira vigarista que oferta prazer suculento, deitada na cama , do tamaninho do anão em pé.Nenhuma é capaz de amar o anão.São bandidas e cachorras.
    Viver é consumir paixão.Paixão tem preço. Salário do mês torrado numa tarde no Quatro Bicos.Motorista esperando do lado de fora.Don Juanito,príncipe bandalho , prefere luz negra dos inferninhosà luz do sol.vampirinho safado,doidinho por loirapistoleira,lá vai ele sacudindo a bundinha alegre. Mãe não é otária:"Meu filho, meu filho.Seja bobo.Essa fulana não presta".Tarado não dá bola:"Se você visse, mãe como é bonita"!Bonita ,mas traidora.
    Os livros de Trevisan garimpam personagens,nos becos e vielas da curitiba fria ,tanto climática como emocionalmente,onde os personagens anseiam por um pouco de afeto em suas vidas.O conto do Anão seria uma metáfora do desejo? Os anões são adimirados por sua virilidade e por sua fama indiscutida de satisfazerem suas parceiras.
   
    ELE COMEU O CORAÇÃO DA AMADA


    Mas o livro ainda apresenta outros contos curtos, com aparência de prosa e verso, de tão sucintos.Se economizam naforma ,esbanjam no conteúdo, como Coraçao, de onde emerge a podridão exestecial dos mocós crackentos da cidade.
    "Eu matei mesmo.Enfiei facinho a faca no peito. O peito engoliu a faca. Até engasgar no fundo. Aí abri pelo meio. Tirei fora o coração. Arraquei com tudo. Aí eu juntei ele. Ainda batendo.Fui para a favela Zumbi(...)Aí eu mandei fritar.No óleo do bom. Bem torradinho. Daí sentamos.Traçando uma pinga.Comemos com gosto. O pedaço maior. Eu quis para mim".
    Os tempos são novos, mas os crimes têm antigas motivações.Os velhos crimes de paixção, agora com dozes insanas de sordidez.Não é só de anões tarados que compõe a fauna que perambula pelas ruas da cidade.Há também louco de todas as naturezas e instintos.

TEXTO RESUMIDO DO JORNAL TRIBUNA DO PARANÁ.

0 comentários:

Seguidores

CURTIR ESSA PÁGINA