QUAL É O SEGREDO DAS BARATAS

A barata é na verdade um animal bastanta simples. O segredo de seu sucesso é a capacidade de sobreviver nas situações menos favoráveis. Para ela, a alimentação não é problema. Qualquer coisa a satisfaz.Pode até transformar madeira em comida ou mesmo passar mais de um ano sem se alimentar. Suporta longos períodos congelada e se as condições de vida forem muito precárias, simplesmente suspende seu ciclo vital e permanece "morta" até as coisas melhorarem.Mesmo quando parcialmente detruída mantém boas perspectivas de recuperação, pois muitos de seus órgãos são regeneráveis. pernas, asas, antenas e grande parte do abdome podem ser refeitos.
     Além disso a barata é de uma fecundidade notável. Demora de um adois anos para tornar-se adulta eatrai o macho exalando um odor característico. Normalmente desova apenas uma vez na vida, mas a ninhada é nde cerca de 5.000 baratinhas.Seria de supor que aforma mais fácil de destruí-las nseri exterminar os ovos, mas a barata os protege com um invólucro formado por uma pasta de detritos, cujo o nome é ooteca. A ooteca funciona como disfarce e impede a fácil localização dos ovos. Como se não bastasse,resiste ao frio ,água,e às vezes até ao fogo.
     Por tudo isso, há quem suponha que, se um dia a Terra fôr destruída por algum desastre nuclear, a barata dará um jeitiho de sobreviver.

SUPOSTAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DA BARATA, RELATADAS NA HISTÓRIA
Com o romano, Plínio,o velho, elas iniciam uma longa tradição terapêutica: supunha ele que o pó de barata torrada eliminasse coçeiras, no tempo de Nero eram usadas em pasta para combater dores de ouvido.Na Idade Média o pó voltou a ser usado , agora para combater barriga d`água(hidropsia). A América ,específicamente na Jamaica suas cinzas eram empregadas para combater resfriados.
       Atualmente asituação não se modificou, na Sicília, baratas fritas curam indigestão, em algumas regiões do Brasil preparadas da mesma forma para acabar com cólicas intestinais.
       O artrópode que causa tanta repugnância em algumas pessoas, nacivilização asteca era considerado iguaria assim como ainda hoje na Tailândia.
       Hoje sabe-se , que tais insetos transportam bactérias aos alimentos, mas o que dizer da sabedoria dos antigos?

0 comentários:

Seguidores

CURTIR ESSA PÁGINA